O QUE É A TERAPIA

COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma psicoterapia breve, voltada para a resolução de problemas e para o alívio de sintomas que estejam interferindo na qualidade de vida das pessoas. É uma abordagem focada no presente, onde terapeuta e paciente atuam de forma colaborativa, como uma equipe. 

A TCC entende que nós sentimos e agimos a partir da forma como entendemos o mundo ao nosso redor. Sendo assim, as situações do dia a dia são neutras - nós é que atribuímos juízos de valor aos fatos. Avaliamos eventos externos e internos o tempo todo, e a partir dessa avaliação sentimos e nos comportamos de acordo com o que interpretamos. Sendo assim, se fazemos interpretações distorcidas dos fatos podemos agir de forma disfuncional. Por outro lado, a partir da modificação da forma como se pensa, é possível modificar a maneira de agir e sentir diante de situações. 

A partir da relação de troca de conhecimento entre o paciente e o terapeuta, a TCC visa compreender os padrões de funcionamento do paciente para, posteriormente atuar na mudança cognitiva (ou seja, na forma como o indivíduo avalia os acontecimentos à sua volta) e na mudança comportamental.

A TCC cresceu muito nos últimos anos no Brasil e no mundo. Isso se deve à sua eficácia cientificamente comprovada, já que muitos estudos são realizados com essa metodologia. Hoje a Associação Americana de Psicologia tem a TCC como padrão ouro para tratar de uma ampla gama de problemas e transtornos. 

Não ficou muito claro? Então clique no botão abaixo para ler um artigo que explica como isso funciona na prática!

(21) 96751-7520

R. Evaristo da Veiga, 16 - sala 602  - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3500 - sala 412 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

©2020 por Clínica Ação Cognitiva.  Criado com Wix.com