PERGUNTAS FREQUENTES

Confira aqui perguntas mais frequentes sobre o processo de psicoterapia na nossa clínica

QUANDO PROCURAR POR PSICOTERAPIA?

Para saber se está na hora de procurar por um(a) psicólogo(a) clínico(a), você deve avaliar se está tendo prejuízo em uma ou mais áreas da vida (pessoal, social, acadêmica/profissional, e por aí vai). Se algo está impedindo que você atinja suas metas ou realize suas atividades da forma planejada, pode ser importante buscar por ajuda profissional. Além disso, algumas pessoas são indicadas para o psicólogo por outros profissionais, como médicos (psiquiatras ou não) e professores, por exemplo.

QUEM COSTUMA PROCURAR POR PSICOTERAPIA?

Antigamente, as pessoas associavam a ideia de procurar um psicólogo clínico a quem teria sérios problemas mentais. Porém, hoje em dia esse estereótipo não se enquadra com a realidade. Pessoas de todos os tipos procuram por terapia, muitas delas bem sucedidas profissionalmente, socialmente e/ou amorosamente. O que todos têm em comum é a vontade ou necessidade de mudar algo em suas vidas que os incomoda. Algumas dessas pessoas têm diagnósticos psiquiátricos, como problemas ligados à ansiedade ou depressão, o que é bastante comum em nossa sociedade e não mais é caracterizado como "coisa de maluco". Saúde mental também e saúde, e precisa de tratamento quando algo não vai bem.

QUANTO TEMPO DURA A TERAPIA?

O tempo total da terapia varia de pessoa para pessoa. Cada um tem sua própria maneira de responder ao tratamento, além de ter objetivos diferentes a serem trabalhados nas sessões. O psicólogo clínico e o cliente avaliam juntos a necessidade de mais sessões conforme os objetivos são atingidos, a fim de lidarem com novas questões ou iniciarem o processo de alta. Sobre a duração de cada sessão, o tempo é de 50 minutos. Geralmente, as pessoas vão à terapia uma vez por semana, porém o cliente e a terapeuta podem avaliar o caso e aumentar ou reduzir essa frequência.

VOCÊS OFERECEM SESSÕES GRATUITAS?

Não, todas as sessões são pagas. Porém, temos três programas de atendimento com valores variados para que possamos alcançar várias classes sociais - incluindo as pessoas com dificuldades financeiras.

VOCÊS ACEITAM PLANOS DE SAÚDE?

Não aceitamos planos, mas orientamos os clientes a solicitar o pedido de reembolso. Muitos planos de saúde oferecem aos seus clientes um sistema de reembolso, porém nem todos os pacientes sabem disso. Nesse sistema, o paciente paga o valor da sessão normalmente e leva para casa os recibos, que deverão ser enviados para o plano. Posteriormente, o plano faz o ressarcimento da sessão ou de parte dela. Os valores podem variar bastante de plano para plano. Para saber se seu plano dá acesso ao reembolso, bem como ter noção dos valores ressarcidos, você deve entrar em contato com o plano  e/ou com o RH da empresa (no caso de planos empresariais). Vale também verificar quais documentações são necessárias para o ressarcimento. A psicóloga clínica se encarrega de preparar tais documentos, que geralmente são os recibos de pagamento e uma declaração.

QUAIS SÃO OS PROGRAMAS DE ATENDIMENTO QUE VOCÊS OFERECEM?

Temos, no momento, três programas de atendimento: a clínica padrão, a clínica social e a clínica escola. 

Na clínica padrão, profissionais com formação sólida e experiência profissional realizam atendimentos psicoterápicos praticando valores próximos da tabela de honorários sugerida pelo Conselho Federal de Psicologia.

Na clínica social, profissionais em formação atendem a valores reduzidos em relação à tabela citada acima. Apesar da redução, os critérios do atendimento são os mesmos em relação ao tempo e dedicação do profissional.

A clínica escola, por fim, tem como objetivo atender a população que tem ainda mais dificuldade financeira. Nessa modalidade, estagiários de psicologia sob supervisão da responsável pela clínica realizam atendimentos.

QUALQUER UM PODE SE INSCREVER PARA A CLÍNICA SOCIAL E PARA A CLÍNICA ESCOLA?

Sim, porém essas modalidades são as mais procuradas e as vagas são limitadas. Além disso, como são modalidades voltadas para quem precisa de terapia mas não tem condições de pagar os valores cheios das sessões, o psicólogo avaliará a sua situação junto contigo e vocês chegarão juntos ao valor mais justo - dentro ou não da faixa da modalidade escolhida.

COMO AGENDAR UMA SESSÃO?

Você pode agendar a primeira sessão através do nosso site a qualquer hora ou através do whatsapp (21)96751-7520 de segunda à sexta das 9h às 19h. Para agendar no nosso site, preencha o formulário do programa que você quer se inscrever, nos envie e aguarde o nosso contato.

QUANTO CUSTA UMA SESSÃO?

Quando os nossos clientes nos procuram, evitamos dar um valor fixo das sessões. Entendemos que é importante que haja diálogo aberto inclusive sobre questões financeiras entre o cliente e o psicólogo, de forma que toda e qualquer negociação sobre valores é feita diretamente com o profissional que lhe atenderá. Com exceção da clínica escola, que tem valores fixos, na clínica social e na clínica padrão informamos apenas uma média (que pode variar para mais ou para menos, a depender de cada caso) baseada na tabela de honorários sugerida pelo Conselho Federal de Psicologia.

(21) 96751-7520

R. Evaristo da Veiga, 16 - sala 602  - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3500 - sala 412 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

©2020 por Clínica Ação Cognitiva.  Criado com Wix.com